terça-feira, 17 de março de 2009

Esconder e Achar


Baseado no Livro “Meditações Diárias para Casais” de Dennis e Barbara Rainey.


Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. Gn 3.8.


Você já brincou da brincadeira de esconde-esconde quando era criança? Você era melhor se escondendo ou achando? Eu era melhor me escondendo. Geralmente ninguém conseguia me achar. Mas, passado algum tempo, apesar da alegria de não ter sido descoberto, eu me sentia um tanto solitário. E essa solidão me levava a sair do esconderijo para me sentir livre e integrado ao grupo.

Do mesmo modo, muitos de nós somos mais adeptos do esconder do que do achar em nossos relacionamentos. A raça humana é bem treinada em esconder-se – estamos fazendo isso desde o início dos tempos. Quando Adão e Eva se envolveram em problema no Éden, qual foi a primeira coisa que fizeram? Correram e se esconderam. Esconderam-se um do outro para esconder a sua nudez e, depois, tentaram esconder-se para encobrir sua desobediência a Deus.

Daquele ponto em diante temos usado máscaras em nossos relacionamentos, tanto com Deus como com os seres humanos. Escondemo-nos porque ficamos receosos de sermos desmascarados, permitindo que nos vejam como realmente somos. Achamos que, se os outros descobrirem as nossas faltas, eles nos rejeitarão.

A verdade é que Deus não nos criou para que nos escondamos. No jardim ele procurou Adão e Eva. Hoje ele nos procura e nos desafia a sair de nosso isolamento pecaminoso, de tal forma a sermos descobertos tanto por Deus quanto pelos nossos cônjuges.

Para que uma pessoa desejaria se esconder? Será que é porque temos medo de sermos magoados?

As relações íntimas podem ser dolorosas. Não deveria ser assim, mas nenhum relacionamento humano tem mais atos de esconder e ser magoado do que o casamento. Por que será que isso ocorre? É dentro do casamento que duas pessoas procuram conhecer uma a outra e ser conhecida uma da outra. É trágico que algumas pessoas se casem para deixar de ser só, mas logo se tornam mais isoladas do que quando eram solteiras.

Geralmente marido e mulher começam a afastar-se um do outro tão devagarzinho que dificilmente percebem o quanto já se distanciaram um do outro. Depois, passados alguns anos escondendo-se e comunicando-se mal, notam que o amor, que era romântico, se deteriorou.

É a razão porque muitos casamentos, aparentemente bem sucedidos, nada mais são do que duas pessoas de sucesso, independentes, levando cada qual a sua própria vida. Eles não são amigos, nem parceiros na vida conjugal.

Como vencer essa tendência ao isolamento?

Creio que a coisa mais importante que você pode fazer como casal é orar juntos regularmente. Se houver um problema no casal, ou se resolve o problema e ora, ou vamos dormir amuados. Devido ao compromisso de terminar o dia em oração, aprendemos a construir pontes de entendimento entre nós, perdoando-nos mutuamente, e então oramos. Orar juntos evita que nos escondamos um do outro.


Pense e Comente:

  • Você está escondendo uma parte de sua vida de seu cônjuge ou de Deus?
  • Quando foi a última vez que vocês oraram juntos como casal? Vamos fazê-lo agora?
Ore: Para ser verdadeiramente encontrado tanto por Deus quanto pelo seu cônjuge e que Deus os ajude para que vocês possam orar juntos regularmente.

Nenhum comentário: