quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CIÚMES x ZELO


CIÚMES x ZELO
É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós. Tiago 4.5.

Ciúme e zelo são palavras que muitas vezes são confundidas. Alguns acham que o ciúme que sentem é zelo. Muitos acham que o fato de terem ciúmes de alguém significa que amam este alguém. Outros dizem que o ciúme é o tempero do amor. Mas qual a definição de um e de outro?

Ciúme é definido como "receio de que certos afetos alheios não serem exclusivamente para nós". Por outro lado, zelo é definico como "empenho em procurar o bem próprio ou alheio". Outra definição diz "cuidado, interesse, desvelo". O ciúme tem muito a ver com egoismo e com inveja. O zelo tem a ver com cuidado e proteção sempre visando o melhor para o próximo. Existe uma grande diferença entre os ciúmes e o zelo, o primeiro destrói o segundo protege; o primeiro aniquila, o segundo busca amadurecimento; o primeiro vem da carne (Gálatas 5.20), o segundo é proveniente de Deus (Tiago 4.5).

Os ciúmes podem causar muitos males. A história bíblica registra o primeiro homicídio, que foi causado pela inveja. Caim, enciumado porque Deus aceitou a oferta de seu irmão e rejeitou a sua, ficou amargurado e matou Abel (Gn 4.1-8). Raquel, que não podia dar filhos a Jacó, teve ciúmes de sua irmã Lia, e o relacionamento familiar sofreu sérios abalos (Gn 30.1-26). Os irmãos de José, que lhe tinham ciúmes, o venderam como escravo (Gn 37.11). Estes são alguns exemplos bíblicos que revelam como o ciúme pode provocar tragédias na família.

O termo zelo é usado diversas vezes na Bíblia ligado ao sentimento que Deus tem por nós e facilmente podemos perceber que vem do amor do Senhor pela nossa vida (Isaías 9:7). Ou seja, Deus tem zelo por nós. O zelo do Senhor é o seu cuidado extremo pela nossa vida. O zelo de Deus é o que nos protege e nos conserva em seus caminhos. No casamento, por exemplo, devemos ter zelo pelo cônjuge e nunca ciúmes.

Em I Coríntios 13. 1-4 , uma das passagens que mais retrata o amor que vem de Deus, o apóstolo Paulo ensina que o verdadeiro amornão arde em ciúmes. O ciúme está ligado ao egoísmo, ou seja,a pessoa me pertence e não pode ser dividida com ninguém; logo se é meu, deve ser para me satisfazer! Na verdade quem tem ciúme não pensa no próximo, mais em si próprio.

Ciúme é um sentimento doentio que nasce do desejo de posse da pessoa amada, e da suspeita da infidelidade. Implica em dependência extrema, medo de perder, inveja, desconfiança e o ressentimento. Sócrates o definiu comoa dor da alma. O ciumento exige que o outro se comprometa cada vez mais e nunca está satisfeito com o que recebe. Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades (Cervantes). Uma das características do ciumento é a sua capacidade de criar situações fora da realidade, ou seja, criar motivos inexistentes para fundamentar seus ciúmes. Ele coisas onde não existem, e enxergam as coisas com desconfiança, suspeitas, incredulidade, e dúvidas profundas em relação a si mesmo e ao outro. É acusador, chantagista emocional, e tem fantasias de vingança.

Se você realmente ama a alguém, fuja do ciúme e busque o verdadeiro amor de I Corintios 13.

PARA REFLEXÃO:

1)Exigir do amor que não tenha ciúme, é pedir à luz que não faça sombras. Você concorda com esta afirmação? Por quê?

2) Quais as principais características de um ciúme doentio?

3) Tem diferença entre o ciúme do homem e o ciúme da mulher?

4) Como conviver com uma situação onde o outro é extremamente ciumento?

Nenhum comentário: