domingo, 3 de junho de 2012

Tornando o marido mais sensível

Baseado no Livro "Ela Precisa Saber!" de Gary Smalley.



É comum as mulheres verem o casamento como um conflito crescente entre egos que querem satisfazer suas próprias necessidades antes de considerar as do outro. O homem tinha prometido que iria amá-la e cuidar dela, na riqueza ou pobreza, na saúde ou doença, até a morte. Mas os votos estão se tornando cada vez mais simples palavras e as necessidades dela passando a ser subordinadas às dele. Ela pensou que poderia mudá-lo pelo confronto direto, exigindo de várias maneiras que considerasse as suas necessidades. Depois de muito tentar, ela resignou-se ao fato de que ele jamais iria mudar. Ele, por outro lado, a considerava exigente e discutidora. Para ele, ela não mais o respeitava ou o apreciava como quando namoravam.

Só que hoje, ele não é mais o marido egocêntrico, mostra diariamente o seu amor por ela, considera os desejos dela de modo especial, até mesmo acima das necessidades dele. Ele finalmente tornou-se o marido sensível que ela sempre sonhara ter. Mas o que aconteceu? Simples. Ela passou a usar cinco princípios sempre que chamava a atenção dele sobre a sua insensibilidade a respeito dela.

Ninguém gosta de ser criticado, não importa quanta verdade esteja por trás da crítica. Sempre que alguém nos corrige, levantamos as nossas defesas. Todavia, a comunicação sincera é vital no casamento. Essas duas verdades básicas parecem contraditórias. O marido pode tornar-se mais sensível mediante métodos indiretos do que através do confronto direto. Os cinco princípios são:

1. Aprenda a expressar seus sentimentos mediante três atitudes amorosas: cordialidade, empatia e sinceridade. Cordialidade é a aceitação amiga de alguém. É considerar a pessoa suficientemente importante para dar-lhe de seu tempo e recursos. Empatia é a capacidade de entender os sentimentos da outra pessoa simplesmente colocando-se em seu lugar, afim de julgar a situação do ponto de vista do outro. Sinceridade é mostrar interesse genuíno por alguém, sem mudar sua atitude para com ele quando as circunstâncias se alteram. O marido pode resistir à sua ajuda, a não ser que ele veja essas três atitudes em você. Ou seja, você pode fazer a bola começar a rolar sozinha e as mudanças irão ocorrer!

2. Aprenda a expressar seus sentimentos quando estiver zangada ou irritada sem usar declarações do tipo "você". Esse tipo de afirmação faz com que o marido finque os pés no chão e lute, ou então vá embora sem resolver o assunto. Por exemplo, a frase: "Você não pode levantar-se mais cedo e cuidar das crianças pelo menos uma vez?" pode levá-lo a este pensamento: "Eu trabalho duro todos os dias e agora ela quer que eu também faça o seu trabalho!".

3. Aprenda a esperar até que sua ira ou irritação tenha amainado antes de começar a discutir um assunto difícil. O que você falar nos momentos de raiva irá provocar uma reação negativa nele. Além do mais, enquanto iritados geralmente exageramos e falamos mais do que necessitamos.

4. Depois de ter esfriado, substitua as declarações "você" por mensagens "eu acho ou eu sinto". Em vez de acordar o seu marido com as palavras: "Você não pode levantar cedo e ajudar-me a cuidar das crianças pelo menos uma vez?", espere um momento em que ele não esteja cansado e tente algo assim: "Você trabalha tanto por nós. Eu gostaria de ter mais energia para não precisar de sua ajuda de manhã, mas realmente tenho necessidade dela.", ou então, "tenho medo de não conseguir satisfazer as suas necessidades. Cuidar de você tem se tornado cada vez mais importante para mim e não quero falhar nisso." Ou... "Você trabalha tanto por nós que não gostaria de perdir-lhe mais nada. Quase sempre é dificil para mim aguentar a pressão de preparar as crianças para a escola. Eu me sentiria muito especial se você pudesse ajudar-me nisso".

5. Abandone as declarações "Eu lhe disse". Elas refletem arrogância e egocentrismo, servindo apenas para dificultar o seu relacionamento conjugal. Algumas formas de falar "Eu disse": "Eu sabia!"; "Você nunca ouve!"; "Viu!"; "Bem, espero que esteja satisfeito"; "Talvez algum dia você aceite o meu conselho", etc. Se não for para ajudar efetivamente, às vezes é melhor ficar calada.

Nem sempre os resultados serão imediatos. Mas continue expressando os seus sentimentos com calma e muito amor até que ele entenda. Existe um princípio muito antigo que vejo provado todos os dias em muitos casamentos ao redor do país: Você colhe o que planta! Se você insistir em desenvolver e expressar as qualidades deste estudo, verá finalmente essas mesmas qualidades se desenvolverem em seu marido. É comprovado cientificamente, as crianças aprendem mais pelo o que vêem do que pelo que ouvem.

Nenhum comentário: