terça-feira, 7 de agosto de 2012

Se a Sua Mulher Não Ganhar o Primeiro Lugar, Você Perde!


 
Baseado no livro "Que Bom se Ele Soubesse!" de Gary Smalley.

Textos Bíblicos: Mateus 6.21 e 1 Pedro 3.7.


Um dos maiores desapontamentos das mulheres é saber que não é a pessoa mais importante na vida do marido. O afeto radiante da mulher pelo marido diminui quando ele começa a preferir outras atividades ou pessoas a ela. Muitas vezes ele não percebe, mas para que um casamento possa ser um sucesso a mulher precisa desesperadamente saber que ela ocupa uma posição especial no coração do marido.

É fácil encontrar homens de negócio muito criativos que ganham muito dinheiro com suas habilidades comerciais, mas que não conseguem aplicar os mesmos princípios às suas mulheres. Mesmo que não seja feito deliberadamente, o marido pode comunicar sem palavras que as outras atividades ou pessoas são mais importantes para ele do que sua esposa. A mulher pode sentir-se inferiorizada ao comparar o tempo que o marido passa com ela, em relação ao que passa em outros lugares. Faça o máximo possível para evitar cancelar os planos de vocês por outras atividades e/ou pessoas. Não infrinja o princípio bíblico de 1 Pedro 3.7. O "tratar com dignidade" significa dar valor a uma pessoa ou coisa.

Honre sua esposa como a pessoa mais importante em sua vida, abaixo apenas do relacionamento com Cristo. E quando você decidir mudar, não espere a recompensa imediatamente. Isso vai levar tempo. As mulheres querem "ver" os esforços e não somente "ouvir" simples promessas. Quanto mais nos mostrarmos consistentes em nossa atitude amorosa, tanto mais dignos de confiança nos tornamos para nossas esposas. As mulheres precisam de uma prova de mudança em pelo menos três áreas:

1) Ouvir atentamente sem justificação ou argumentos. É geralmente difícil para o homem conversar com uma mulher sem desafiar o significado de várias palavras que ela usa para explicar como se sente intimamente. Se o marido puder esquecer as palvras usadas e procurar o significado das mesmas, haverá muito menos discussão.

2) Diposição para admitir os erros. Muitas esposas (e filhos) falam que suas relações familiares são enfraquecidas devido aos maridos (e pais) falharem em admitirem seus erros. Embora os maridos pensem que a admissão do erro revela fraqueza, o oposto é que é verdade. Quando alguém que o tenha ofendido reconheçe o erro e pede perdão, o seu respeito por essa pessoa aumenta ou diminui? A mesma coisa aconteçe com sua esposa.

3) Paciência quando ela se recusa a acreditar que ele mudou. O respeito inicial dela por você não se perdeu da noite para o dia, e não pode ser recuperado repentinamente. Mostre-lhe que não importa quanto temo leve, você quer merecer o respeito dela.

Há duas razões por que a mlher pode tornar-se menos importante para o marido. A primeira razão é que o homem só procurar cativar a mulher até a conquista e o casamento. Depois ele sente que já fez isso e não precisa mais manter o mesmo nível de entusiasmo e criatividade. Já tenho a minha esposa, agora preciso conquistar outras coisas como "conquistar meu negócio", "tornar-me um tenista melhor", etc.

A segunda razão é que o marido acredita que já conheçe a mulher em todos os aspectos (espiritual, emocional, físico, mental) que ele fica satisfeito e inclina-se a buscar outras fronteiras. É saudável para marido e mulher adicionarem uma chama criativa ao relacionamento, mantendo-se um desafio um para o outro. Esse mistério não é simplesmente se manter "difícil", mas trata-se mais de uma demonstração de auto-confiança. É fazer com que o marido saiba que a mulher não depende exclusivamente dele.

Se fosse preciso escolher entre uma noite com os amigos ou com sua mulher, ela precisa saber que você prefere ficar com ela. Desde que não seja a mulher briguenta de Proverbios 27.15. Ela precisa saber que é a Número Um para você. E isso não acorrenta você a casa; pelo contrário, livra você do medo de ir para casa.

Saiba que, quanto mais importante uma mulher se sente nas prioridades do marido, tanto mais ela o encoraja a praticar as coisas que sabe que ele gosta. Se ela sentir que você não cuida tanto dela quanto de outros interesses, saberá que não é tão importante quanto eles. Esse sentimento esmaga sua auto-estima e pode resultar em problemas físicos e emocionais.

Algumas perguntas que você pode fazer à sua esposa a fim de abrir uma discussão sobre os verdadeiros sentimentos dela quanto ao lugar que ocupa em sua vida:

(1) Você se sente a pessoa mais importante em minha vida?;
(2) Existem algumas atividades em minha vida que você considera mais importantes para mim do que você?;
(3) Existem alguns modos especiais em que eu poderia comunicar melhor como você é importante para mim?

Para refletir:
1) Qual o sentido da palvra "dignidade" ou "honra" (1 Pe 3.7)?
2) Como os seus sentimentos emocionais pela sua esposa podem aumentar (Mt 6.21)?

Nenhum comentário: